
Aprender Química não é memorizar fórmulas, decorar conceitos e resolver um grande número de exercícios. Aprender Química é entender como essa atividade humana tem se desenvolvido ao longo dos anos, como os seus conceitos explicam os fenômenos que nos rodeiam e como podemos fazer uso de seu conhecimento na busca de alternativas para melhorar a condição de vida do planeta. O estudo da Química não só nos permite compreender os fenômenos naturais como também adquirir conhecimentos que nos ajudem a entender o complexo mundo social que vivemos.
A Química tem garantido ao ser humano uma vida mais longa e confortável, porque seu desenvolvimento tem permitido a busca para solução de problemas ambientais, o tratamento de doenças antes incuráveis, o aumento da produção agrícola, a construção de prédios mais resistentes, a produção de materiais que permitem a confecção de novos equipamentos.
Contudo, associada ao progresso, temos uma infinidade de desequilíbrios ambientais. Vazamento de gases tóxicos, contaminação de rios e do solo e envenenamento por ingestão de alimentos contaminados são problemas mostrados pela imprensa.
A mídia expõe paradoxos do desenvolvimento científico e tecnológico, que tanto traz benefícios para a sociedade como também riscos para a própria sobrevivência humana.
Já mencionava o famoso cientista Albert Einstein (1879-1955):
“A ciência não tem sentido senão quando serve aos interesses da humanidade”
No entanto, quantas vezes a Ciência, em nome de interesses humanitários, tem sido usada em guerras tecnológicas? Quantas vezes, em nome do desenvolvimento, ela tem enriquecido pequenos grupos de pessoas, com conseqüências desastrosas para o ambiente sem que a sociedade como um todo tenha sido beneficiado? Quantos têm tido acesso aos benefícios do desenvolvimento científico e tecnológico, em todo o planeta, em que a maior parte da população vive no limite da pobreza?
Para mudar essa situação, temos que buscar desenvolver ações socioeducativas para que as aplicações da Ciência e da tecnologia na sociedade possam proteger a vida das gerações futuras e propiciar condições para que todos tenham acesso aos seus benefícios; começando por um estudo adequado da Química, onde todos consigam entender um pouco mais sobre as tecnologias que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e possam participar das decisões a elas relacionadas, levando em conta seus riscos e as sua vantagens.
Por: Marizângela Ribeiro dos Santos
Discente do 1º semestre do Curso de Licenciatura em Química
Do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Texto baseado no Projeto de Ensino de Química e Sociedade – (PEQUIS)
1 comentários:
Muito bom o texto!
É isso aí!
Postar um comentário