Pessoal Fiquem Atentos.
O Simpósio
- Publicado em Quinta, 20 Setembro 2012 12:02
Tema: Articulação entre Ensino Superior e Educação Básica: a construção de políticas públicas de formação de professores.
Período: 03 a 05/07/2013
Local: Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cruz das Almas
Público alvo:
Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia que formam professores
Escolas de Educação Básica
Secretarias Municipais de Educação
Diretorias Regionais de Educação
Objetivo Geral
Refletir sobre a Política de Formação de Professores no Estado da Bahia e sua aderência e compromisso com a qualificação da Educação Básica no Estado.
Objetivos Específicos
- Socializar, debater e avaliar políticas e práticas de formação de professores desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia, fortalecendo a produção acadêmica sobre esta temática.
- Socializar projetos de formação de professores que tomam como base o fortalecimento do diálogo e da articulação Instituições de Ensino Superior e Escola Básica.
- Fomentar políticas conjuntas das Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia para o processo de formação de professores, acordando princípios básicos para esta formação e fortalecendo vínculos e parcerias.
- Compartilhar iniciativas de inovações curriculares e práticas de estágio no campo da formação de professores.
- Discutir o Plano Estadual de Formação de Professores a partir das demandas de formação apresentadas na contemporaneidade e de acordo com as necessidades de desenvolvimento do Estado.
- Favorecer a criação de redes de pesquisadores no campo da formação de professores no Estado da Bahia.
- Ampliar o diálogo entre as instituições formadoras de professores do Estado da Bahia e os profissionais da escola básica.
- Oportunizar espaço de levantamento de demandas formativas para os professores da Educação Básica.
- Possibilitar o diálogo sobre o currículo dos cursos de formação de professores ofertados de forma regular, especial (PARFOR) e a distância.
- Discutir sobre a responsabilidade social das instituições de ensino superior na formação continuada de professores em exercício.
JUSTIFICATIVA:
O Simpósio Baiano de Licenciaturas é um evento anual vinculado às Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado da Bahia, em parceria com o Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente da Bahia (FORPROF/BA), que pretende reunir estudantes, professores coordenadores e gestores dos cursos de licenciaturas das IPES e professores, professores-cursistas, gestores das escolas da Educação Básica, com vistas a refletir sobre a Política de Formação de professores no Estado da Bahia e sua aderência e compromisso com a qualificação da Educação Básica.
A formação e a valorização dos professores têm sido alvo das políticas públicas para investimento da qualidade do processo educacional. Diante das mudanças paradigmáticas da sociedade da informação e da comunicação, o professor precisa vivenciar um processo formativo que o possibilite compreender e atuar frente à dinâmica sócio-político-econômico-cultural presente na educação. Esta formação, além de estar em conexão com estes novos paradigmas, não pode perder de vista a realidade da escola básica, lócus da ação deste profissional.
Assim, torna-se necessário que as instâncias de formação deste profissional, representadas pelas instituições de ensino superior, estejam em diálogo constante com os profissionais que atuam na educação básica, transformando o espaço da escola em lugar de formação inicial e continuada do professor.
Em virtude dessa compreensão, tomam-se como muito importantes eventos que favoreçam a aproximação e o diálogo do Ensino Superior com a Educação Básica de modo a assegurar que o professor seja formado conhecendo, problematizando e contribuindo para transformação da realidade educacional, buscando engajamento num projeto de sociedade democrática e emancipatória.
Assim, o III Simpósio Baiano de Licenciaturas, a ser realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no período de 3 a 5 de julho de 2013, traz como temática central para as discussões: “Articulação entre Ensino Superior e Educação Básica: a construção de políticas públicas de formação de professores”.
Submissão
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS
A seleção dos trabalhos ficará a cargo da Comissão Científica, formada por docentes provenientes de IES do Estado da Bahia, membros do FORPROF, que atuam com formação de professores. A decisão final deverá resultar de dois pareceres com indicativo de apresentação do trabalho, considerando os critérios de mérito acadêmico do trabalho (coerência teórico-metodológica na abordagem do objeto de estudo) e aspectos formais relacionados às normas técnicas da ABNT. Em caso de pareceres divergentes, o trabalho deve ser apreciado por um terceiro parecerista.
Serão aceitos para publicação resumos expandidos e artigos completos de autores que discutam a temática do evento, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre relatos de experiências. Os resumos deverão ser encaminhados para a apresentação de pôsteres e os artigos para apresentação através de comunicação oral.
Os artigos devem ser antecedidos na primeira página do resumo e ter entre 8 a 12 páginas, incluindo as referências bibliográficas e as notas. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros da Comissão Científica.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.
SOBRE AS CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
- Serão selecionados trabalhos que resultem de estudos e pesquisas concluídos ou em desenvolvimento, relacionados com os eixos temáticos do evento.
- Os textos devem ser encaminhados diretamente por meio do site do evento, no link Submissão de trabalhos.
- Cada trabalho encaminhado será apreciado pelo Comitê Científico e o resultado será divulgado na página do evento.
- Os formulários de submissão de trabalhos devem ser preenchidos exclusivamente por docentes.
- Estudantes de graduação poderão submeter trabalhos desde que estejam vinculados a um programa de formação científica de Instituição de Ensino Superior, com acompanhamento de docente orientador desta instituição.
- Os trabalhos podem ter no máximo 4 (quatro) autores, sendo 1 (um) autor e 3(três) co-autores.
- Os trabalhos submetidos em co-autoria deverão indicar, no formulário de submissão de trabalhos, qual dos autores apresentará o trabalho. Apenas 1 (um) autor poderá apresentar o trabalho no evento.
- Os trabalhos selecionados pelo comitê científico estarão automaticamente com a inscrição efetivada no evento. Para os trabalhos com mais de um autor, só terá direito à inscrição o autor que for indicado para apresentar o trabalho no evento. Os co-autores podem se inscrever como ouvintes em período próprio.
- Os autores dos trabalhos não selecionados poderão se inscrever no evento como ouvintes no período estabelecido para tal.
- Os trabalhos selecionados farão parte dos anais do evento, publicados em CD com número de ISSN e os resumos, em anais impressos.
- Os trabalhos selecionados serão apresentados por 1 (um) dos autores, através de comunicação oral ou pôster, em função dos grupos de trabalho, conforme programação divulgada na página do evento.
- Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora do III SBL 2013.
0 comentários:
Postar um comentário