terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pessoal veja que belo exemplo da nossa colega.


SEGUNDA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2012


Intervenção 05 de novembro de 2012


A aula teve iniciou, no 6º ano, às 9:00h. Após explicação sobre ciclo da água, pela professora 
regente, os alunos foram divididos em três grupos e em seguida um grupo por vez, foi levado à 
biblioteca onde  estava um painel interativo (painel das sensações, por nós confeccionado)
 sobre ciclo da água, onde os alunos puderam observar os estados físicos da água
 nos diferentes momentos do ciclo. Os alunos demonstraram gostar da atividade e ter 
compreendido alguns fenômenos, como a condensação do vapor de água e
 seqüente precipitação quando este vapor atinge altitudes mais elevadas
(diminuição da temperatura), transpiração das plantas
 (em contraste com o senso comum, que foi apresentado, 
onde comumente acredita-se que a transpiração das plantas seja o “choro”
 das árvores) seguida da evaporação, 
além da composição das nuvens como sendo gelo e água líquida.  

Alguns alunos questionaram outros fenômenos correlacionados, como o que são as chuvas
 ácidas, por que corpos celestes ao ultrapassarem a atmosfera começam a pegar fogo; 
perguntas essas que permitiram a introdução de novos conceitos como ácido e 
atrito. Houve pouco conversa, entretanto, percebeu-se que os alunos de um dos grupos,
 ficaram dispersos(olhando os livros da biblioteca) na hora da explicação, embora 
tenham sido chamados e questionados sobre a explicação 
que estava sendo dada.







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